sexta-feira, 16 de abril de 2021

A amizade do café

De repente comecei a sentir azia por causa do café. Coitado de mim sem a amizade deste companheiro que até poucos dias atrás alegrou minha existência.

O pior de tudo é que tenho a sensação de que o café também sente falta de mim todas as vezes que pego um biscoito. Acho que a amizade não mudará. Continuaremos os mesmos, eu e o café.

Em geral, as pessoas tratam os outros como tratei o café. "Te fez mal, corta." Infelizmente não somos inclusivos, perfeitos como Jesus. E nem queremos ser. Perdi a confiança em nós, pobres humanos. Devemos mesmo é amar e tolerar o máximo de pessoas que conseguirmos, mas sem esperar que nós mesmos conseguiremos. Sem nos cobrar tanto. A chance de fracasso é imensa.

Hoje a minha irmã me pediu para lembrar de que tenho companheiros. Talvez eu tenha feito isso com facilidade nos últimos doze anos, que são os anos onde vivi no seio da igreja cristã.

Contudo, mesmo achando a amizade um dos mais importantes dos amores, creio que acabei ficando refém da busca pela reciprocidade. E por um tempo vou esperando pra ver se alguém pensa como a minha irmã quer que eu pense. Vou dar lugar para ver se os companheiros virão para este sertão que eu tanto larguei na busca por eles.

Enquanto espero, enquanto aguardo a excelente presença dos amigos, vou lutando contra o café, escrevendo com minha pouca técnica alguns parágrafos, amando a Deus do jeito que posso, frequentando as páginas dos meus amigáveis volumes na estante. Sem tristeza,  sem remorso, só vivendo esta vida que para um dos momentos de poesia de Manuel Bandeira, não vale a pena e a dor de ser vivida.

Trago, entretanto, comigo a esperança de que esta vida pouco dada aos encontros e às oportunidades de estar com os companheiros, possa revelar um pouco de mim para as pessoas que conheci e amei, numa página de crônica, num grifo ou anotação em margem de livro, no meu singelo amor (se sincero Ele sabe) a Deus ou numa xícara de leite, chá ou qualquer outra bebida quente que não seja meu velho e preto café.

Ag0st0 de 2018

Um comentário:

  1. Ameeeeei! 😍 Glória a Deus! Amigos são o tempero da vida. Espero que tu aprenda novamente a não esperar a contrapartida do retorno.

    ResponderExcluir